Em 20 de dezembro de 2011, o Grêmio confirmou a contratação de Sorondo. Após entrevista coletiva para apresentação de Marcelo Moreno, atacante de nome e vindo do futebol internacional, mas mesmo assim o assunto mais comentado, foram os últimos segundos de sua apresentação, quando o Grêmio anunciará a contração de Sorondo. Por todas as circunstancias o assunto mais comentado foi sua contratação junto ao Grêmio.
Desde então, varias constatações: esperança, repúdios, aprovações, críticas. Um misto de conclusões que somente o tempo responderia. E ele respondeu, logo, no dia 09 de janeiro de 2012. Exatos 20 dias, após sua contratação a dispensa, o jogador Gonzalo Sorondo, não faz mas parte do elenco do Grêmio.
Após nova grave lesão em joelho direito, um entorse de joelho, onde houve uma nova ruptura do enxerto que foi colocado para substituir o ligamento cruzado anterior (lesionado em abril de 2011).
Com isso o atleta de 32 anos que iniciou sua carreira aos 07 anos de idade, no Sporting Defensor do Uruguay, esta novamente submetido a realizar uma cirurgia que o afastará 06 meses de jogar futebol.
A felicidade que estava reativada em seu rosto com a possibilidade de retomar sua carreira com toda a força, se desfez feito água que escorre por entre os dedos quando tentamos segurá-la nas mãos.
Compartilho da mesma idéia do Lucas Von, do Blog do Grêmio , Grêmio deveria pensar fora das quatro linhas, e não rescindir com o atleta, isso valorizaria sua matéria-prima, o ser humano, que como torcedores muitas vezes queremos que sejam como nós, torcedores de nosso clube, e não simplesmente profissionais do futebol que estão em campo trabalhando. Com a quebra de contrato com o atleta acredito que o Grêmio, não tem o direito de cobrar de seus profissionais o futebol com paixao, amor pelo clube, e aquela conversinha.. pois mostra que os trata como profissionais da bola, simplesmente assim.
Desejo toda a sorte e força ao cidadão, Gonzalo Sorondo, espero ainda poder-ló vendo jogar com a camisa do Grêmio e fazer o que acredito que o mais gosta, jogar futebol.
#forçaSorondo